segunda-feira, 29 de setembro de 2008

RESULTADO PETROLINA - 29/09/2008


ANALISE SIMPLIFICADA
HÁ ESTABILIDADE DOS CANDIDATOS A PREFEITO DE PETROLINA-PE, EM RELAÇÃO A INTENÇÃO DE VOTO DO ELEITORADO, DE ACORDO COM AS TRÊS ÚLTIMAS PESQUISAS REALIZADAS PELA ARCERTE, NO ENTANTO AINDA HÁ A PERSPECTIVA DE QUALQUER UM CANDIDATO EM AUMENTAR UM POUCO SUA INTENÇÃO DE VOTO, ISSO EM FUNÇÃO DO DEBATE, JÁ QUE O ÍNDICE DE 6% REFENTE AOS INDECISOS - AQUELES QUE ESPERAM ATÉ O ÚLTIMO MOMENTO PARA DECIDIR O SEU VOTO, REPRESENTA A ESPERANÇA OU ILUSÃO DE ALTERAR SEU STATUS ELEITORAL. A ARCERTE PESQUISA NESTA ELEIÇÃO 2008 REALIZOU CINCO PESQUISAS EM PETROLINA-PE, NESTAS O CRESCIMENTO DA REJEIÇÃO DO CANDIDATO GONZAGA PATRIOTA SUBIU CONSIDERALVELMENTE, CHEGANDO AO DOBRO DO ÍNDICE DE REJEIÇÃO DO CANDIDATO ROSALVO. EM RELAÇÃO AO CANDIDATO DR. JÚLIO LÓSSIO A SUA SUBIDA SE DEU NA PROPORÇÃO INVERSA DA REJEIÇÃO DO CANDIDATO GONZAGA. PATRIOTA.











ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA ELEITORAL EM PETROLINA - PE

OBJETIVO - Levantar com eleitores do Município de PETROLINA - PE, opiniões relacionadas a intenções de voto para Prefeito e Vereador para Campanha Eleitoral de 2008.

LOCAL - Município de PETROLINA - PE

PERÍODO DE COLETA EM CAMPO - 25 a 27 de setembro de 2008.

UNIVERSO - A pesquisa foi realizada com eleitores de idade igual ou superior a 16 anos do município de PETROLINA - PE

PLANO AMOSTRAL- A Amostra é representativa dos eleitores da área pesquisada, e foi selecionada em dois estágios:
1) No primeiro estágio foram selecionados os setores censitários, onde as entrevistas foram realizadas através da Probabilidade Proporcional ao tamanho, tomando o número de eleitores como base para tal seleção.

Município de Petrolina – PE: Zona Urbana e Periferia = 80% e Zona Rural e Distritos = 20%.
Setor urbano de PETROLINA – PE: Alto do Cocar; COHAB IV, V, VI; Cosme e Damião; Jardim Amazonas; Jardim São Paulo; João de Deus; Pedra Linda; Pedro Raimundo; Quati I e II; Rio Corrente; São Gonçalo I e II; São José (Alto Cheiroso); Vila Eduardo; Maria Auxiliadora; Areia Branca; José e Maria; Santa Luzia; Dom Avelar; Antônio Cassimiro (Lagoa Seca); Loteamento Recife; Vila Marcela; IPSEP I; Dom Malan; Centro, Atrás da Banca, Palhinhas, Gercino Coelho, Jardim Maravilha, Ouro Preto, Km II, Vila Mocó; IPSEP II; Pedra Linda; Fernando Idalino; Henrique Leite; Vila Eulália.
Distritos/ projetos: Agrovila Massangano; Povoado de Caatinguinha; Povoado de Caititu; Povoado de Cristália; Distrito de Izacolândia; Povoado de Nova Descoberta; Povoado de Pau Ferro; Projeto Bebedouro; Projeto Senador Nilo Coelho (N-6, N-8, N-9, N-10, N-11); Distrito de Rajada; Povoado de Uruás; Curral Queimado.

2) No segundo estágio, foi feita a seleção do entrevistado, dentro do setor censitário, utilizando-se quotas proporcionais, em função das seguintes variáveis:
SEXO - Masculino e Feminino.
IDADE - 16 – 17, 18 – 24, 25 - 29, 30 - 39, 40 – 49, e 50 anos a mais.
INSTRUÇÃO - Até a 4ª série (Ens. Fundamental); 5ª a 8ª séries ( Ens. Fundamental); ( Ens. Médio ); ( Ens. Superior); Sem Escolaridade.
RENDA FAMILIAR - Sem Renda , Até 01 Salário mínimo, De 01 a 02 SM, De 03 a 05 SM, De 06 a 10 SM, Acima de 10 SM.


FONTES DE DADOS PARA SELEÇÃO DA AMOSTRA - Dados do Censo IBGE 2002 e informações do TRE/PE-Cartório Eleitoral de Petrolina - PE.
NÚMERO DE ENTREVISTAS - Foram realizadas 800 ( oitocentas ) entrevistas, havendo um descarte por rasura do formulário.

INTERVALO DE CONFIANÇA - A margem de confiança é de 97% ( Noventa e Sete por cento ).
MARGEM DE ERRO - A margem de erro estimada é de 2,6 % (Dois vírgula seis por cento), para mais ou para menos.

REGISTROS: Esta pesquisa está registrada na ABEP - Associação Brasileira de Pesquisa sob nº 6219345/2008
Esta pesquisa está registrada no Cartório Eleitoral da 83ª zona eleitoral de Petrolina-PE sob nº 2008.083.010
A ARCERTE Pesquisa está registrada no Conselho Regional de Estatística - CONRE 6ª região sob nº 025/2008.

OBSERVAÇÕES:
1. Os resultados das Tabelas cujas somas das percentagens não totalizam 100% são decorrentes de arredondamentos ou múltiplas respostas.
2. A Pesquisa passou pela Auditoria em 30 % dos entrevistados, sendo enviados ao Cartório Eleitoral – 83ª vara de Petrolina – PE, conforme legislação vigente e Códigos de Ética da ABEP, ESOMAR e SIMEP.
3. Estatísticos Responsáveis: Rita de Cássia Sacramento Souza Leão – CONRE nº 8463.
4. A pesquisa foi registrada para divulgação nos diversos meios de comunicação conforme legislação eleitoral vigente para as Eleições 2008.

ARCERTE PESQUISA - ÚNICA EMPRESA NO VALE DO SÃO FRANCISCO FILIADA A ABEP - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE PESQUISA SOB Nº 00175.
Roberval de Figueiredo Souza
Gerente de Pesquisa





8 comentários:

Anônimo disse...

Nesta reta final das eleições, a arcerte com sua seriedade e sua forma transparente de trabalhar, faz um retrato do atual quadro das eleições em Petrolina que se confirma nas ruas, nas conversas informais, na boca do povão! dia 5 vem chegando, espero ansiosamente pela confirmação deste trabalho e da seriedade deste instituto diante da concretização da vontade do povo nas urnas...Parabéns arcerte,pelo trabalho sério aqui desenvolvido!

Anônimo disse...

Wuando será divulgadam uma nova pesquisa em Juazeiro?

Unknown disse...

Parabéns ao Instituto pelo trabalho sério e sereno. Pela exposição da verdade a "certos" candidatos. A população está tranquila. Petrolina, além de uma grande cidade, tem um grande Intituto de Pesquisa. Parabéns...

Anônimo disse...

Roberval e turma,

Seria melhor se o resultado dos vereadores viesse em ordem decrescente, para facilitar a leitura.

Bom trabalhos.

Anônimo disse...

O instituto acerte tá de parabéns pela forma isenta e séria com que conduzido os trabalhos de pesquisas nessas eleições transparecendo a vontade do povo, que já decidiu é 15 Dr. Julio quando o povo quer é assim.

Anônimo disse...

Quem entendi um pouco de estatistica sabe o quanto é dificil fazer uma pesquisa de intenção de votos pra vereador, pois existem candidatos que têm votos numa determinada facção da sociedade o que dificultaria a verificação dos eleitores do candidato, portanto acho que essas pesquisas são uma amostragem superficial e distorcida da realidade, que só se verifica de fato no dia das eleições, vamos comparar essa pesquisa com o dia da votação pra ver se é correspondente !!!??? alguns serão outros tenho certeza que não!Só o dia da eleição dirá!

jôsi disse...

Agora vamos saber se ACERTE acertou!

Anônimo disse...

Givanir!

Parabéns, a Arcerte Pesquisa, pelo brilhante trabalho realizado em Petrolina, nestas eleições.
"A justiça tarda mais jamais falha"
Petrolina...realmente deu as mãos!